| Abrir uma conta com o uso de softwares livres? |
Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal contam como a plataforma aberta ampliou o acesso da população a diversos serviços bancários.![]() Software livre em casas lotéricas, centrais de relacionamento com cliente, terminais de autoatendimento. Os dois principais bancos do país destacaram hoje, 19, durante o III Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi 2010), que o uso da plataforma aberta vem aumentando a chamada “bancarização”, que é a ampliação da oferta de serviços financeiros formais para a população.
“Pensamos bastante sobre como fazer os nosso serviços chegarem de forma fácil para aqueles a quem a relação bancária ainda era uma novidade. E montamos uma estrutura de colaboração que não se fechou na Caixa, foi às comunidades de tecnologia, universidades. E quebramos aquele mito de que software livre não sustentava serviços críticos de uma empresa. A plataforma aberta é sim sustentável, tem suporte e é inovadora”, destacou a vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Clarice Coppetti.
Para ilustrar como o software livre tem sido decisivo para a bancarização, muitos dados foram mostrados. Segundo a Caixa, apenas em julho mais de 320 milhões de transações bancárias foram realizadas nos seus terminais de autoatendimento com o uso de softwares livres. Já no Banco do Brasil, 100% dos computadores das centrais de atendimento possuem programas com código aberto.
“Mas também é importante lembrar que só podemos falar de bancarização se antes resolvermos aquelas necessidades básicas da comunidade. Por isso trabalhamos com diversos serviços de desenvolvimento regional. Bancarização não é só abrir uma conta, mas fazer com que o cidadão interaja e entenda todo esse universo das finanças”, enfatizou o vice-presidente de tecnologia do Banco do Brasil, Geraldo Afonso Dezena.
A bancarização está sendo acelerada pelo uso dos correspondentes bancários, que são parcerias com estabelecimentos como os Correios, casas lotéricas e lojas de varejo, para realizar algumas transações bancárias. A vantagem desse processo, segundo analistas, é que ele anula os custos com instalação de novas agências bancárias e torna o fornecimento de alguns serviços financeiros, como a abertura, o pagamento e o recebimento de contas, mais barato, tornando mais ágil a oferta de serviços financeiros formais à população de baixa renda.
Fonte: http://www.consegi.gov.br |






































